Olá visitante

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

De mãos dadas com a natureza

Gostamos de explorar o espaço exterior para descobrirmos o que lá existe. Todos os bichinhos nos atraem. Queremos saber mais sobre eles, sobre as árvores, a terra, as pedras e tudo o que lá encontramos. Decoramos capas de cientista e munidos de  caixas e de lupas fomos investigar.
 A recolha foi rica. Desde caracóis a formigas, roscas, abelhas, terra, pedras, areia, musgo, folhas, ervas, casca de árvore...tudo despertou interesse. Na sala fez-se democraticamente a votação de qual o animal e o vegetal a explorar. O caracol e o musgo foram os mais escolhidos. Começamos a colocar questões sobre o que comem os caracóis, como se deslocam, como se reproduzem...e será que conseguem cheirar? onde têm os olhos?...



 Realizamos uma atividade experimental para descobrirmos se os caracóis conseguem cheirar. Aproximamos cotonetes com um pouco de vinagre  dos caracóis (sem lhes tocar) e observamos que encolheram as antenas. Concluímos que conseguiram cheirar o vinagre. Vamos descobrir mais coisas sobre eles.
Com plasticina e berlindes fizemos uns caracóis muito giros.
Os pais têm colaborado no envio de muitos elementos da natureza. Observamos pinhas com os seus frutos, os pinhões. Também aprendemos que as sementes das pinhas dos pinheiros bravos se chamam PENISCOS. SABIAM?

Também nos ofereceram bolotas. Como sabemos que germinam com facilidade, semeamo-las num tabuleiro e estamos a observar o seu desenvolvimento.
 
 
Aproveitamos para pintar algumas bolotas e com elas fizemos algumas esculturas.

Observamos a nespereira que temos no espaço exterior. Que surpresa!... está cheia de flores que cheiram muito bem. Vamos também observá-la para ver o que acontece.
 COMEMORAMOS O DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE
Recebemos o convite da Câmara Municipal de Santarém para ajudarmos na plantação de 30 árvores autóctones no Vale do Choupal, em conjunto com os amigos dos Combatentes. Agradecemos o convite e pusemos mãos à obra. Gostamos de ajudar a plantar as árvores e compreendemos a importância desta atividade.







 

Sem comentários:

Enviar um comentário