Olá visitante

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Mais notícias dos caracóis

Continuamos a estudar os caracóis. Desta vez tentamos descobrir se preferem ambientes húmidos ou secos.
Fomos procurar um caracol vivo e colocámo-lo junto a um papel seco de um lado e molhado do outro. O caracol teria que escolher o caminho que mais lhe agradasse. 
Em primeiro lugar fizemos a previsão do que iria acontecer. As dúvidas eram muitas. O grupo dividiu-se nas opiniões. O melhor era verificar. Que bonito que era este caracol. Tinha as antenas muito altas e elegantes. Podemos observar as bolinhas pretas dos olhos (já tínhamos feito esta descoberta no outro dia).

O caracol não teve dificuldade nenhuma em escolher o percurso. Dirigiu-se de imediato para a zona húmida. Registamos as conclusões num painel, onde assinalamos com uma cruz a opção do caracol . 

     
De seguida aproveitamos cascas de caracóis para fazermos um exercício de matemática, onde organizamos grupos de caracóis por tamanhos. Fizemos contagem e representação através de espirais desenhadas.


O entusiasmo com os caracóis foi tão grande que a sala já tinha caracóis por todo o lado. Então resolvemos fazer um caracolário para podermos observar os caracóis e brincar com eles de vez em quando.

Fizemos o estudo do que deveríamos colocar dentro da caixa, para imitarmos o habitat dos caracóis. As crianças foram dando sugestões: terra, relva, folhas, paus, pedras, comida...

O caracolário estava quase pronto. Falta só decorar um pouco a caixa e dar-lhe um nome. Fez-se uma votação para as propostas surgidas e ficou a chamar-se:  "Floresta do caracol põe os pauzinhos ao Sol" .

Sem comentários:

Enviar um comentário