Olá visitante

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Novo ano letivo começou!!!



SETEMBRO/OUTUBRO
TEMPO DO REENCONTRO. TEMPO DE DESCOBERTA. TEMPO DE AFETOS.TEMPO DE NOVAS APRENDIZAGENS.
Setembro trouxe novos amigos, novos espaços, novas aventuras!
Logo no início deste ano letivo, fomos assistir a uma peça de teatro muito engraçada: “ As galinhas voadoras”. Gostamos muito e até quisemos recriar a peça no jardim de infância com os cacarejares típicos das galinhas.
Como temos o privilégio de estarmos rodeados por um ambiente natural muito rico, fomos explorar os ecossistemas que lá existem. Verificamos a mudança que vem acontecendo no Outono: folhas caídas, alteração da cor das folhas, muitos caracóis e formigas com asas.
 

Recolhemos paus, raminhos de árvore caídos, folhas secas, bugalhos, pedras...e até uma ramada para colocarmos dentro da sala.

Com as folhas fizemos enfiamentos.

Montamos  mobiles com  raminhos, folhas e bugalhos  .

Observamos que tinham cortado uns pinheiros e ficamos a saber qual tinha sido a razão de terem desaparecido: A lagarta processionária tinha “atacado”. Que lagarta seria essa? Fomos investigar e fizemos alguns trabalhos sobre ela e até inventamos uma canção para trabalhar as rimas. 






A natureza é realmente encantadora!
Temos andado muito entusiasmados com a transformação dos espaços. Com o projeto escolhido pelas crianças para a transformação da sala “ A floresta”, a natureza tem entrado no nosso JI. 


 Estamos a utilizar elementos da natureza, paus, folhas, areia, cascas de troncos…para fazer trabalhos plásticos e de matemática muito interessantes. Concluímos que nem sempre são precisos materiais muito caros para criarmos e aprendermos.
Pintura sobre casca de eucalipto.
      
                                                    
 Já fizemos atividades experimentais. Como alguns amigos disseram que sabiam nadar como os pregos, fomos verificar se os pregos flutuavam e comparamos com outros materiais. Conclusão. Quem “nada como os pregos” não sabe nadar, porque os pregos afundam-se.