Olá visitante

domingo, 8 de março de 2015

MOZART

A música é uma constante no dia a dia do jardim de infância. Escutamos composições de Mozart. Dançamos e jogamos ao som da sua música. Conhecemos um pouco da sua biografia. Gostamos de saber que com 5 anos já tocava piano e violino, e sabia compor músicas.
Depois de observarmos uma imagem de Mozart, fizemos o seu retrato.
 
Mozart usava o cabelo enrolado em canudos.

Elaboramos uma cabeleira e um piano para brincarmos ao Mozart.
Que divertido "tocar" com a cabeleira na cabeça!
 

Com inspiração nas cores do piano, trabalhamos o preto e o branco e fizemos um painel com os autorretratos de todos os elementos do grupo.
Experimentamos desenhar com lápis de cera branco sobre cartolina preta.


Conversamos sobre o que o preto nos faz lembrar e surgiu a noite, por ser escura. Representamos o dia e a noite e recordamos o que se pode fazer e quais as diferenças. O que sabemos: O  dia tem o sol e as nuvens e a noite tem a lua e as estrelas; de dia a "lua está a dormir"e de noite é o "sol que está a dormir"; à noite todos dormem, até os animais, mas há pessoas que têm que trabalhar, são os polícias, os médicos, os bombeiros e os padeiros; à noite não  podemos ir brincar na rua nem no parque, mas de dia podemos brincar em todo o lado; a noite é escura e temos que acender as luzes e de dia não é preciso, só às vezes; à noite só podemos comer o jantar, mas de dia podemos comer muitas vezes.

Fizemos uma atividade experimental para percebermos porque há dia e noite. Usamos o globo terrestre e uma lanterna para simular a luz do sol. Compreendemos que quando uma parte da terra está iluminada pela luz do sol é de dia, enquanto a outra parte está às escuras e é de noite, porque a luz do sol não chega lá. 










Sem comentários:

Enviar um comentário