Olá visitante

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

ETWINNING


O Jardim de infância do Choupal faz parte do projeto ETWINNING, no presente ano letivo. ETWINNING é a maior comunidade de escolas da Europa. Tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, com recurso às TIC, de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia. Neste âmbito as crianças desenvolveram atividades no domínio da música. Conheceram o artista Júlio Pereira.

Júlio Pereira, um dos músicos portugueses mais importantes da atualidade, tem ajudado na divulgação do cavaquinho como instrumento pleno de versatilidade e que tem dado frutos. A sua música caracteriza-se pela utilização de instrumentos tradicionais portugueses, como o cavaquinho e a viola braguesa. Com sete anos de idade aprende a tocar bandolim com o seu pai. É presidente da Associação Museu Cavaquinho que visa documentar, preservar e promover a história e a prática deste instrumento.


A educadora Rosa Montez sabe tocar cavaquinho e frequentemente toca e canta com as crianças, estando estas já familiarizadas com o som deste instrumento. Alguns elementos da tocata de cavaquinhos da UTIS, deslocaram-se ao JI do Choupal fazendo animação com a colaboração da comunidade educativa. 

No final as crianças foram abraçar os músicos, sendo alguns deles avós e amigos.


As crianças desenharam o artista Júlio Pereira e o cavaquinho.



Os trabalhos foram expostos na entrada do JI.

Sem comentários:

Enviar um comentário