Olá visitante

domingo, 22 de abril de 2018

Laço Azul



Participamos na iniciativa Laço Azul que pretende sensibilizar toda a comunidade escolar para os direitos das crianças e jovens e, ainda, prevenir ou pôr termo a situações que possam pôr em risco a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral e tem como símbolo o “Laço Azul”. Abril é o mês escolhido, há mais de 40 anos, para consciencializar a Comunidade Internacional para a necessidade de prevenir os maus tratos na infância.
O Laço Azul foi adotado como forma de sensibilizar e alertar para a prevenção dos maus tratos às crianças e jovens, seguindo o exemplo de Bonnie W. Finney, uma avó norte americana, que tomou a decisão de colocar um laço azul na antena do seu carro, para se lembrar todos os dias da sua luta contra esse flagelo dos maus tratos das crianças pelo qual ela própria já tinha passado, aquando da morte de um neto por ter sido brutalmente maltratado. Azul porque é essa a cor das marcas deixadas nos corpos inocentes das crianças que, na maioria das vezes, sofrem em silêncio.

 
Cá está a nossa obra de arte em tons de azul e cheia de olhinhos que exigem que se cumpram os direitos das crianças em todo o mundo.
  
Todas as crianças do mundo têm os seus Direitos consagrados pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças, adotada pelas Nações Unidos em 1959. O direito à vida (artº. 6º), à integridade física e moral (artº. 19), à privacidade e à honra (art.16), à educação (artº. 28), à liberdade e tratamento digno (artº. 37), o direito de expressão e opinião (artºs. 12 e 13), de manifestação de pensamento (artº. 14), sem distinção de qualquer natureza (raça, cor, sexo, língua, religião, convicções filosóficas ou políticas origem étnica ou social. Cabe-nos a todos zelar por elas e fazer cumprir integralmente todas estas resoluções na nossa prática diária.

Sem comentários:

Enviar um comentário