Olá visitante

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

As tartarugas




No 1º período visitamos o Parque dos Monges em Alcobaça e adoramos. O animal que mais nos impressionou foi a tartaruga terrestre. Depois de as observarmos muito bem e de as ajudarmos a alimentar através de uma vara comprida para evitar acidentes, quisemos saber mais coisas sobre as tartarugas e fomos pesquisar.
Cá estão as tartarugas terrestres do parque dos monges.


Fizemos o registo sobre o que aprendemos sobre as tartarugas e do que observamos:  não têm dentes;  têm quatro patas e uma pequena cauda; gostam de comer maçãs e cenouras, porque ajudamos o tratador a alimentá-las e vimos que gostam; têm uma carapaça muito pesada, por isso andam muito devagar; há tartarugas que vivem no mar e sabem nadar muito bem, porque as suas patas parecem remos, são as tartarugas marinhas. Queríamos aprender mais coisas sobre elas, por isso fomos pesquisar...

 
Aprendemos que os filhos nascem de ovos que as tartarugas põem num buraco que escavam no chão. As tartarugas marinhas respiram por pulmões, por isso têm que vir respirar à superfície. As tartarugas marinhas só vêm a terra para pôr os ovos e gostam de comer peixes, algas, medusa e camarões.

Desenhamos tartarugas.
Decoramos uma tartaruga marinha com conchinhas e outros materiais de desperdício.
Construímos uma tartaruga terrestre com diversos materiais de desperdício e decoramo-la com tampinhas. Colocamos umas rodas para a podermos passear pela sala de atividades.
E lá vai ela dar um passeio!

Sem comentários:

Enviar um comentário