Olá visitante

domingo, 2 de fevereiro de 2014

AINDA OS CASTELOS...

 

 
As crianças continuaram a manifestar interesse em aprofundar assuntos relacionados com os castelos e nada melhor do que ir visitar um castelo verdadeiro, o castelo das PORTAS DO SOL, para poderem satisfazer os seus interesses. As próprias crianças tiraram fotografias do que mais lhes despertava curiosidade.
 
 
Vista geral no interior do castelo.
Porta do Sol.


Estátua do rei Afonso Henriques.
Pormenor de seteira.


Fabulosa vista sobre o rio Tejo e lezíria.
Alguns encarregados de educação enviaram imagens de castelos que tinham visitado com os filhos. Este é o castelo de Alcanede, visitado pela Matilde.
 
 
 
Algumas tarefas foram propostas às crianças, como por exemplo esta do domínio da matemática, em que tinham que desenhar o castelo representado em cima, contando os pontinhos para ficar idêntico. A tarefa revelou-se um pouco complicada para algumas crianças, apesar de ter sido pedido apenas aos finalistas.

Escrever os nomes, como no tempo em que não havia canetas, foi uma atividade muito apreciada pela surpresa dos resultados: " Parece mesmo uma caneta a escrever!"

Trabalhamos ainda a consciência fonológica através de alguns exercícios, tais como a aprendizagem de lengalengas : "O RATO ROEU" e "REI CAPITÃO"  ...

 
...a contagem silábica de palavras relacionadas com o tema e ainda, recordar algumas palavras que rimam com CASTELO, copiando - as e realçando a terminação.
 
HÁ UMA COISA MUITO IMPORTANTE QUE AINDA NÃO TIVEMOS OPORTUNIDADE DE FAZER, QUE É UM TRONO, VAMOS CONSEGUIR COM TODA A CERTEZA, E UMA CABELEIRA COMO USAVAM OS REIS. DAREMOS NOTÍCIAS!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário