Olá visitante

sábado, 31 de janeiro de 2015

Brincar com o AR



O AR/O VENTO
As crianças aperceberam-se que fazia muito vento lá fora. Conversamos sobre o tempo atmosférico. O que será o vento?
As crianças disseram:
"É AR. O AR é para respirarmos. O vento sopra nas árvores e no céu. O AR é transparente, não se vê. O vento faz mexer as coisas. Às vezes sopra muito rápido e faz cair as árvores e os telhados das casas."
Fizemos uma experiência com o secador e uma bola de esferovite e vimos que o vento do secador faz flutuar a bola.

Lembramos que as ventoinhas também fazem vento fresquinho.
Construímos cata-ventos e moinhos de papel. Verificamos que o vento os faz girar. 


Aprendemos que o vento serve para fabricar energia elétrica através dos moinhos eólicos e que antigamente era nos moinhos que se fabricava a farinha.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cada um de nós apresentou o seu e ficou decidido que iremos fazer uma réplica em 3 dimensões do bicharoco mais original. Para essa escolha, fizemos uma votação, com direito a votos criados por nós e com a apresentação da soma dos pontos. Todos tiveram votos, mas um destacou-se com mais um ponto, foi o bicharoco do Alexandre. Agora estamos a transformá-lo numa escultura enorme para colocarmos no Jardim. 




Nestes últimos dias recebemos réplicas de muitos insetos e outros. Apresentámos algumas conceções acerca deles e descobrimos, durante a observação das suas características, que as aranhas têm mais patas que uma formiga. Ficamos a saber que não são insetos, mas aracnídeos. Este nome é tão engraçado que já o decorámos.
Como gostamos de imaginar e criar, inventámos novos bicharocos.

CIÊNCIAS


Somos muito observadores e indagadores. E como gostamos muito de experimentar e aprender com novos materiais, a nossa educadora propôs a criação de uma nova área na sala onde a curiosidade e experimentação podem ser estimuladas. Nela encontramos muitos copos lupa, diversas amostras de rochas, conchas, sementes, caleidoscópio. Esta área é muito dinâmica, pois estamos sempre acrescentar novos materiais.



sábado, 24 de janeiro de 2015

HIBERNAÇÃO

Na sequência da exploração da temática hibernação, elaboraram-se cobras a partir de espirais.



domingo, 18 de janeiro de 2015

Hibernação

As crianças ouviram a história "Um pedacinho de inverno" e ficaram curiosas sobre o fenómeno da hibernação. Depois de algumas pesquisas e visionamento de imagens de animais que hibernam,  puderam experimentar a dificuldade que estes animais têm em encontrar alimentos. Para terem essa perceção, ajudaram a colocar algumas folhas, bagas e bolotas num prato com água que foi colocado no congelador. Depois de a água congelar, retirou-se o prato do congelador e as crianças tentaram retirar os alimentos com as mãos. Verificaram que era muito difícil e muito frio.





Elaborou-se um álbum com alguns animais que hibernam.






segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Saúde oral

As enfermeiras da saúde escolar dinamizaram uma atividade no JI do Choupal com o objetivo de sensibilizar as crianças para os cuidados a ter com os dentes. Apresentaram o vídeo do Dr. Dentolas e no final ensinaram a maneira mais correta de se escovarem os dentinhos. Até levaram uma grande dentadura (um bocadinho assustadora, na opinião de uma criança) e uma escova gigantona para se ver melhor.




Princesas e príncipes

Na sequência do dia de reis, conversamos sobre os reis em geral.
O que as crianças sabem:
 -"As princesas são as filhas dos reis e das rainhas e os príncipes são os filhos".
- "Moram nos castelos e nos palácios".
- "Usam muitas jóias e são muito ricos".
- "Os reis têm uma cadeira especial que se chama trono."
- "Têm coroas para pôr na cabeça, porque são importantes."
- "Usam roupas muito bonitas até aos pés."


Aqui estão algumas princesas e príncipes.







quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Educar com a arte



As crianças observaram obras do artista Heitor dos Prazeres e repararam que em todas elas estavam músicos e pessoas a dançar. Tinham os pés no ar e caras muito felizes.
Aprenderam que o pintor retratava a alegria de uma dança típica do Brasil que se chama Samba. Recriaram um dos quadros do Heitor  utilizando lápis de cera e tinta muito líquida (aguada). Para surpresa de todos a tinta não escondeu os desenhos feitos com os lápis de cera.
 As crianças ouviram algumas das músicas que Heitor compôs e dançaram  o samba, à sua maneira, claro!
Heitor dos Prazeres nasceu no Rio de Janeiro (Brasil) em 1898 e faleceu em 1966. Era compositor, cantor e pintor. Heitor dominava o clarinete e o cavaquinho e a sua música, o samba, alcançou projeção nacional.
Como um dos pioneiros do samba, Heitor do Prazeres foi um dos fundadores de uma escola de samba que venceu um concurso de escolas com uma das suas composições.
Na pintura o artista mostrava-se um autodidata e não tinha nenhuma técnica específica, limitando-se a retratar ambientes festivos e a vida nas favelas com muita cor e movimento.