Olá visitante

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

VOLTÁMOS!!!

Olá, olá!!! Iniciamos as atividades quase há dois meses mas temos andado muito atarefados a integrar os amigos que frequentam pela primeira vez. Este ano temos muitos amiguinhos pequeninos. Alguns ainda só têm 2 anos. Começamos por conversar sobre nós próprios e sobre os amigos. Trabalhamos a identidade e a autonomia. Sabemos que é muito importante ajudar os amigos, arrumar o que desarrumamos, partilhar os brinquedos e as brincadeiras. Iniciamos projetos multiculturais, porque temos crianças de diversas culturas, embora algumas já tenham nacionalidade portuguesa, entre elas, do Brasil, da ìndia, da Roménia, da Síria e da China.



Desenhamos o autorretrato, a família, os amigos, as  casas e os animais de estimação, que temos ou que gostaríamos de ter.


Aprendemos a identificar as letras do nome próprio e também a escrevê-lo.



Aliamos as artes visuais fazendo o fundo com pintura "penteada".

Observámos os estados do tempo atmosférico e registamos através do desenho, da pintura e da colagem.

As crianças atualizam diariamente o mapa do tempo cronológico e do tempo atmosférico. Desta forma  vão-se familiarizando com os diversos estados do tempo atmosférico e vão-se familiarizando com a passagem do tempo cronológico e aprendendo que há dias, meses e anos. Através das rotinas aprendem também que existem as horas.
Consideramos muito importante o feed back com as famílias. Para isso usamos cadernos decorados pelas crianças.




As atividades no domínio das artes visuais estão presentes diariamente. Através da arte as crianças desenvolvem capacidades expressivas e criativas. Aprendem a desinibir-se e a expressar as suas emoções.


domingo, 10 de junho de 2018

Espaço ZEN

Temos uma nova área no espaço exterior. Foi criada  com o objetivo de proporcionar momentos de descontração onde a leitura, a conversa entre pares ou o simples desfrutar do ambiente, com a contemplação das árvores, a audição dos sons do ambiente ou simplesmente descansar podem ser o mote para momentos de fruição do espaço exterior.  
As crianças colaboraram na pintura das paletes e das almofadas e ajudaram também a prender os fios de trapilho.

Esta área foi construída com a colaboração das alunas estagiárias e fazia parte do seu projeto de estágio.


As crianças pintaram e carimbaram as almofadas e as paletes em trabalho colaborativo.
O resultado final não podia ter sido melhor. Todas as crianças têm passado pela tenda. Está a ser um sucesso. (Parabéns às estagiárias da ESES, Catarina, Carolina, Inês e Raquel).

quinta-feira, 17 de maio de 2018

CHARLIE CHAPLIN

O CINEMA - CHARLIE CHAPLIN

Como gostamos muito de cinema e como vimos uma fotografia do Chaplin, fomos à descoberta  dos filmes onde ele entrava.
Começamos por ver alguns e descobrimos que não se ouviam as vozes dos atores, estes andavam muito depressa e eram filmes a preto e branco: são chamados filmes mudos por não terem vozes e comédias por terem muita piada. No início do cinema também não se filmava a cores.
Charles Spencer Chaplin nasceu a 16 de abril de 1889, em Londres, na Inglaterra. Chaplin foi um ator, diretor, produtor, humorista, escritor, dançarino e comediante britânico, que produziu e financiou grande parte dos seus filmes. Foi um dos mais importantes atores da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso da mímica e da comédia, sendo até considerado, por alguns críticos, como o maior artista cinematográfico de todos os tempos




Foi muito engraçado vermos um dos personagens mais conhecidos da interpretação de Chaplin, CHARLOT. 

Vimos que Charlot gosta muito de andar em linha reta e depois faz umas curvas muito divertidas.
Ora, aqui estão, linhas retas e curvas:





  


Partimos para o jogo dramático e inventamos algumas situações, também cómicas.

SOMOS TODOS CHARLOT



Escrevemos um argumento ( é assim que se chama às histórias para cinema) e desenhamos numa fita de cinema, como se fosse um filme.





Mas o mais espetacular de tudo é que fizemos um filme, mudo, a preto e branco, que parece mesmo ser muito antigo. 

Já o mostramos às nossas famílias e foi um sucesso!

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Borboletas

Visitamos o borboletário tropical do Parque ambiental de Sta. Margarida. Ficamos encantados com a beleza do parque e das borboletas.
Assim que entramos no borboletário vimos logo a borboleta mocho, que é enorme.

Todas as borboletas  dispõem da sua planta preferida, onde põem os ovos para alimentar as lagartinhas assim que nascem.

Pudemos observar alguns ovos nas folhas e inclusive borboletas a porem ovos.
Existe uma grande variedade de borboletas que voam sem medo, à nossa volta.



Esta é a borboleta folha, que se pode camuflar completamente, pois quando fecha as asas parece uma folha de árvore seca.
Aqui está a borboleta folha. É impressionante as semelhanças com uma folha seca.


As cores de algumas borboletas são deslumbrantes!

Vimo-las a alimentarem-se nas flores e nas frutas colocadas à sua disposição.
Aprendemos que a sua boca está transformada numa espécie de palhinha para poder beber o néctar das flores e sumo das frutas.

Algumas borboletas pousaram em cima de nós para grande alegria dos que foram contemplados. Apenas uma criança teve medo das borboletas quando tentavam pousar sobre ela.



Aqui encontrava-se a borboleta e as lagartas da mesma espécie. Estas lagartas têm a particularidade de se assemelharam a um excremento de pássaro para não serem comidas.
Vimos a casinha das crisálidas. Aprendemos que as borboletas diurnas passam pela fase de crisálida sem fazerem casulo e as noturnas fazem casulos para proteger as crisálidas.
O parque tem espaços encantadores.

Aqui estamos a descobrir as rãs.