SETEMBRO/OUTUBRO
TEMPO DO REENCONTRO. TEMPO DE
DESCOBERTA. TEMPO DE AFETOS.TEMPO DE NOVAS APRENDIZAGENS.
Setembro trouxe novos
amigos, novos espaços, novas aventuras!
Logo no início deste ano letivo, fomos assistir a uma peça de
teatro muito engraçada: “ As galinhas voadoras”. Gostamos muito e até quisemos
recriar a peça no jardim de infância com os cacarejares típicos das galinhas.
Como temos o privilégio de estarmos rodeados por um ambiente
natural muito rico, fomos explorar os ecossistemas que lá existem. Verificamos
a mudança que vem acontecendo no Outono: folhas caídas, alteração da cor das
folhas, muitos caracóis e formigas com asas.
Recolhemos paus, raminhos de árvore caídos, folhas secas, bugalhos, pedras...e até uma ramada para colocarmos dentro da sala. |
Com as folhas fizemos enfiamentos. |
A natureza é realmente encantadora!
Temos
andado muito entusiasmados com a transformação dos espaços. Com o projeto
escolhido pelas crianças para a transformação da sala “ A floresta”, a natureza
tem entrado no nosso JI. Estamos a utilizar elementos da natureza, paus, folhas, areia, cascas de troncos…para fazer trabalhos plásticos e de matemática muito interessantes. Concluímos que nem sempre são precisos materiais muito caros para criarmos e aprendermos.
Pintura sobre casca de eucalipto. |
Já fizemos atividades experimentais. Como alguns amigos disseram que sabiam nadar como os pregos, fomos verificar se os pregos flutuavam e comparamos com outros materiais. Conclusão. Quem “nada como os pregos” não sabe nadar, porque os pregos afundam-se.
Como gostamos muito de
fazer “pontilhismo” com os bicos das canetas, aprendemos a fazê-lo com os
pincéis, inspirados na arte aborígene da Austrália. Conhecemos uma pintora, a
Judy Napangardi, que usa cores vivas e grandes telas para pintar. Conseguimos
saber dizer o seu nome sem nos enganarmos.
Fizemos outras pinturas não figurativas descobrindo formas e fazendo o seu contorno.
Trabalhamos a geometria com a ajuda de pauzinhos, medindo os espaços a preencher nos nossos desenhos e partindo os pauzinhos com a medida necessária. |
Sem comentários:
Enviar um comentário