"E se fosse eu? Pegar na mochila e partir".
Um desafio,
lançado aos estudantes do ensino básico e secundário, a nível nacional, para
que no dia 6 de abril se colocassem na pele de um refugiado e
arrumassem a sua mochila como se estivessem a fugir da guerra, a sair da
sua casa e a deixar o seu país.
Aderimos a esta iniciativa e sensibilizamos as crianças para esta realidade que afeta tantas famílias como as nossas.
Todos se empenharam com a ajuda dos familiares, colocando alguns pertences considerados indispensáveis nas mochilas.
A partilha foi muito rica. Alguns objetos eram comuns em várias mochilas, tais como: brinquedos, água, bolachas, roupa, cartões de identificação, livros,...outras mochilas traziam objetos mais específicos como colete salva vidas, kit para diabetes, termómetro, papel higiénico, óculos de Sol, escova e pasta de dentes, apitos, mantas, fotografias da família, cachecol entre outros.
As educadoras também levaram uma mochila com o que consideravam mais importante. |
Conversamos sobre a paz e sobre a guerra. Elaboramos pombas que transportam mensagens sobre a PAZ. |
Fizemos um jogo de linguagem que se chama "PALAVRA PUXA PALAVRA". conseguimos formar frases pegando na última palavra da frase anterior. Tivemos por mote a POMBA. |
Representamos imagens de guerra e de paz através do desenho. |
Sem comentários:
Enviar um comentário