Olá visitante

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

sábado, 27 de fevereiro de 2016

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA

Foi inaugurada uma instalação artística com chapéus de chuva usados (alguns já danificados), com toda a comunidade educativa. A festa de inauguração contou com a presença das famílias, da senhora diretora do Agrupamento Alexandre Herculano, da senhora vereadora da educação e do chefe da divisão da educação da CMS. As crianças escolheram personagens para a transformação dos chapéus e com a ajuda das educadoras e assistentes operacionais empenharam-se dando nova vida.  O espaço exterior ficou muito bonito, colorido e inspirador de novas brincadeiras.

OLHA OS CÍRCULOS...

Temos andado a aprender coisas sobre os círculos, trabalhando vários domínios integrados, com objetivos transversais, desde a geometria, à expressão plástica,   domínio da escrita e  conhecimento do mundo. Descobrimos que muitos objetos do quotidiano têm formas circulares, como pratos, rodas dos carros, tampas das panelas,  íris e pupilas dos nossos olhos,  lupas,  botões e muitas outras coisas. Experimentamos fazer colagens com diversos tamanhos de círculos e divertimo-nos a criar formas. Fizemos carimbagens com formas circulares que descobrimos na sala (copos de plástico, tampas, tubos, rolhas). Vimos que quando sobrepomos círculos surgem outras formas. Desenhamos círculos concêntricos, partindo do menor para o maior. Fizemos um jogo com um arco que continha vários objetos. Uma criança tapava os olhos para descobrir um ou mais objetos, que outra criança escondia, atividade que promove o desenvolvimento da memória visual. Descobrimos também que podíamos formar um círculo com um fio e muitas mãos.
Cá estão alguns trabalhos que fizemos.

Desenho de círculos concêntricos.

Jogo de memória visual.

Círculo formado com um fio de trapilho.

Colagens criativas de círculos de diversos tamanhos.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

PERMEÁVEL OU IMPERMEÁVEL?

Fizemos algumas reflexões sobre o tempo atmosférico e formas de nos protegermos da chuva. Surgiu a dúvida: Porque é que a chuva molha as roupas "ensopando-as" e se tivermos capas, galochas e chapéus de chuva, a água não consegue passar?
Fizemos uma atividade experimental para compreendermos como é que a água se comporta com diferentes tipos  de tecidos e outros materiais.
Materiais utilizados:
Camisola de lã, seda, napele, plástico, algodão, chapéu de chuva, areia,  barro, taça de vidro transparente e guicho com água. 
 
Experimentamos com um pedaço de lã.

Com um pedaço de seda.


Com plástico.
Com napele.
 
Com algodão.

Com areia.

Com barro.
 Antes de realizarmos a atividade, levantamos hipóteses sobre o comportamento da água sobre os diversos materiais e após observarmos fizemos o registo.

Registo através de quadro de dupla entrada.



domingo, 14 de fevereiro de 2016

O Carnaval no JI do Choupal

Festejamos o Carnaval com muita fantasia e alegria. Todos se mascararam a seu gosto. Super heróis, princesas, animais ou personagens dos desenhos animados, todos se divertiram no dia do desfile.
Para corresponder ao tema sugerido pela CMS, elaboramos frutos e vegetais em cartão para que as crianças os pudessem levar na mão. Todos os super heróis sabem a importância de uma alimentação saudável.


 Frutos e legumes também se mascararam de "gente", com rostos  sorridentes.  
O desfile esteve muito animado com a ajuda de um grupo do Chapitô. 

Fizemos máscaras com pintura simétrica e adoramos esta surpreendente forma de criar imagens simétricas.


Realizar as atividades fantasiados com os fatos de Carnaval tornou  o ambiente educativo muito divertido.
 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ainda José de Guimarães...

José de Guimarães inspirou-nos. Através da observação das suas obras, decidimos que queríamos fazer um boneco diferente, como os que ele faz,  e um dragão.
Começamos por desenhar os elementos que queríamos em cartão que reutilizamos. Depois escolhemos as cores e todos participamos na pintura e montagem. Ficou assim:


DRAGÕES 
Vimos um dragão muito giro criado por José de Guimarães e sentimos vontade de fazer também um para a sala. Conseguimos imaginar como são os dragões, depois de ouvirmos histórias sobre eles, entre as quais, "Guisado de dragão", a qual gostamos muito.

Dragão de José de Guimarães
Livro de
Steve Smallman e Lee Wildish
 Juntamos caixas de ovos e outros materiais para reutilizarmos. Tentamos sempre que possível poupar o ambiente e reduzir a nossa pegada ecológica, reaproveitando materiais diversos. Partimos para a elaboração de um dragão para brincarmos na sala e outros individuais como formas animadas.



 Cá estão os  dragões que desenhamos e outros que completamos:


 

Dragões - Kizoa Movie Maker

Descobrimos palavras que rimam com DRAGÃO e construímos uma pequena história em banda desenhada. Pensamos em palavras que começam com o som "D" como em DRAGÃO e descobrimos a palavra DENTES, DEDOS, e o nome do amigo DANIEL entre outras. Modelamos essas palavras com plasticina.