Algumas atividades fizeram-nos rir, como quando descobrimos a "Poupadinha" (mascote do projeto Todos Contam), mascarada de rena.
Este blog pretende ser uma partilha de saberes onde crianças, educadoras e alunas estagiárias poderão publicar atividades, experiências ou vivências interessantes. Porquê o nome brincar? Porque brincar é inato na criança. Quando brinca, aprende a relacionar-se, a tolerar e a compreender os outros, a vivenciar situações que lhe despertam diversas sensações e a levam a novas aprendizagens.
Olá visitante
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Árvore de Natal
A árvore de Natal é um dos símbolos de Natal, que as crianças muito apreciam . Aqui está uma diferente, feita pelas crianças com aproveitamento de rolhas de cortiça e restos de cartolinas.
No jardim de infância as atividades são trabalhadas de forma transversal a diversos domínios. Neste exemplo as crianças trabalharam a expressão plástica e a matemática . |
O NATAL NO CHOUPAL
O NATAL ANDA DE MÃOS DADAS COM A MÚSICA, COM OS SONS, COM OS SINOS...POR ISSO, RESOLVEMOS CONSTRUIR SINOS DE VENTO PARA COLOCAR NO TELHEIRO DO JARDIM DE INFÂNCIA. REUTILIZAMOS DIVERSOS MATERIAIS, TAIS COMO: LATAS, CARICAS, CÁPSULAS DE CAFÉ, CANAS, TRAPILHO, CAIXAS DE OVOS DE CODORNIZ, RESTOS DE PAPEL AUTOCOLANTE, CONTAS DE COLARES. O RESULTADO FICOU MUITO INTERESSANTE.
domingo, 28 de dezembro de 2014
O NATAL NO CHOUPAL
Muitas foram as atividades realizadas no JI do Choupal, para corresponder aos interesses das crianças. Contamos também com a colaboração das famílias, das alunas estagiárias e das assistentes operacionais.
As famílias decoraram uma figura musical para a decoração da árvore de Natal.
A árvore ficou muito bonita. Parabéns a todos os participantes.
domingo, 14 de dezembro de 2014
À ESPERA DO QUÊ?
A educadora Rosa Montez, titular da sala 1 do JI do Choupal, publicou o seu primeiro livro de literatura infantil. Esta obra foi ilustrada pela sua amiga Sofia Ambrósio. A sessão de lançamento decorreu no dia 13 de dezembro, na Sala de Leitura Bernardo Santareno. Não faltaram amigos e familiares, em particular as suas netas gémeas, a quem dedica o livro.
A vereadora da educação esteve presente tendo tecido algumas palavras de reconhecimento pelas iniciativas da Rosa Montez.
A cerimónia decorreu em ambiente descontraído. Houve cantoria em francês, numa iniciativa da professora da ESES, Ana da Silva.
A Rosa e a Sofia contaram um pedacinho da história através de formas animadas retiradas do livro.
Parabéns à Rosa. Ficamos à espera de mais!...
Beijinhos da colega amiga
Lurdes Tecedeiro
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
ESCHER
As crianças experimentaram encaixar algumas peças de jogos inspirados em criações de Escher, artista gráfico holandês. |
Descobriram que havia várias possibilidades de encaixar as figuras. |
Observaram alguns trabalhos de Escher.
As crianças de cinco anos tentaram descobrir nos padrões criados por Escher, a orientação das figuras, pintando-as de cor igual, à semelhança do artista. As crianças mais novas coloriram de acordo com o seu gosto.
Subscrever:
Mensagens (Atom)