As formas e as linhas estão por todo o lado. As crianças descobriram-nas no chão, nas portas e janelas, nos quadros, nos papeis, nos brinquedos e jogos, ...
Observaram obras do artista plástico MONDRIAN e recriaram utilizando os blocos lógicos e a régua.
Esta atividade de matemática transversal à expressão plástica e às artes, resultou num painel colorido, alegre e muito bonito!
Como as crianças continuavam interessadas em explorar os blocos lógicos, fizeram composições a partir de critérios ditados pela educadora ( desenhar um circulo grande ou pequeno, um quadrado grande ou pequeno, etc.)
ESPIRAL
A espiral surgiu com a observação de cascas de caracóis que temos na mesa das ciências. Descobrimos onde podemos observar espirais na natureza e em coisas do dia a dia:
Nas cascas dos caracóis e dos búzios;
Nas cobras e lagartas enroladas;
Na cauda dos camaleões e de alguns macacos;
Em algumas plantas;
Em algumas plantas;
Nas fatias de torta;
Nos bolos que se chamam caracóis;
No remoinho da água;
No movimento das ventoinhas;
Nas escadas em caracol;
Em algumas joias.
As crianças desenharam e decoraram espirais com diversos materiais.
Modelaram espirais em plasticina.
Uma bola Um caracol
Um caracol
Desenharam e coloriram espirais com significado.
Sem comentários:
Enviar um comentário