Olá visitante

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

BRINCAR AO CARNAVAL

O CARNAVAL está a chegar. Começamos com atividades divertidas. Vejam o "Bigodes" e a "Pató" que criamos para alegrar a entrada do jardim de infância.


 

 
O casal é inseparável. Até dão o braço para irem passear...
 
 
PREVISÃO DAS FANTASIAS PARA O DESFILE DE CARNAVAL
As crianças partilharam  quais as máscaras e fantasias que preferem.
Como habitualmente as meninas escolheram fatos de princesas e fadas na grande maioria. Os meninos querem ser super-heróis, principalmente o "Homem Aranha."
 



domingo, 23 de fevereiro de 2014

Brincar com formas geométricas



Descobrir as formas...aprender a nomeá-las...brincar com elas através da dramatização da história " Quem quer casar com a quadradinha"...aprender a canção "A rua das formas", foram estratégias utilizadas na exploração desta temática. As crianças tiveram ainda oportunidade de assistir a uma apresentação em power point da história trabalhada, apresentada de forma original através do datashow, no teto da sala.
 
 
 
  

 

  

  
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Ainda a geometria - BRINCAR COM FORMAS E LINHAS

As formas e as linhas estão por todo o lado. As crianças descobriram-nas no chão, nas portas e janelas, nos quadros, nos papeis, nos brinquedos e jogos, ...
Observaram obras do artista plástico MONDRIAN e recriaram utilizando os blocos lógicos e a régua.


 
Esta atividade de matemática transversal à expressão plástica e às artes, resultou num painel colorido,  alegre e muito bonito!




                   
Como as crianças continuavam interessadas em explorar os blocos lógicos, fizeram composições a partir de critérios ditados pela educadora ( desenhar um circulo grande ou pequeno, um quadrado grande ou pequeno, etc.)

ESPIRAL
A espiral surgiu com a observação de cascas de caracóis que temos na mesa das ciências. Descobrimos onde podemos observar espirais na natureza e em coisas do dia a dia:
Nas cascas dos caracóis e dos búzios;
Nas cobras e lagartas enroladas;
Na cauda dos camaleões e de alguns macacos;
Em algumas plantas;
Nas fatias de torta;
Nos bolos que se chamam caracóis;
  
Nos tornados;
 
No remoinho da água;
No movimento das ventoinhas;
Nas escadas em caracol;
Em algumas joias.



As crianças desenharam e decoraram espirais com diversos materiais.


Modelaram espirais em plasticina.



 







Uma bola                                   Um caracol


Um caracol 


Desenharam e coloriram espirais com significado.





quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA - As questões de género no JI

A sala 2 do JI do CHOUPAL tem andado a trabalhar a constituição do grupo, entre outros assuntos. Surgiram diversas atividades, tendo como ponto de partida a matemática. As crianças contaram o número total, o número de meninas e o de meninos. Formaram os grupos por género, em primeiro lugar com elas próprias, depois com os cartões das fotografias. Verificaram a quantidade que cada subgrupo possui e foram representar através do desenho. Contaram com a ajuda da assistente operacional, que preparou os modelos do vestuário a gosto de cada criança.



O grupo dos meninos é composto por 8 crianças.
O grupo das meninas é composto por 10 crianças.
                                          


O grupo total é composto por 18 crianças.
 


Foram estudados e decorados os símbolos masculino e feminino.
 
Exploraram um jogo sobre a educação para a igualdade, em que são apresentadas diversas situações onde homens e mulheres desempenham funções idênticas. (CIG - comissão da cidadania e igualdade de género da Presidência do Conselho de Ministros)

AS REFLEXÕES DO GRUPO:

"As mulheres podem fazer tudo e os homens também."

"Os meninos e as meninas podem brincar com os mesmos jogos e brinquedos."

"Os meninos gostam mais de jogar à bola."

"Os meninos não usam saias nem vestidos, mas alguns usam, como por exemplo os árabes."

"Também as meninas gostam muito de pintar as unhas e usar colares e brincos e os meninos não. Mas alguns gostam de brincos e colares. O António tem um brinco."

"As mulheres pintam os olhos e põem batom e os homens não, mas às vezes também usam batom do cieiro."

"Os cabelos das meninas são quase todos compridos e os dos meninos não. Mas, alguns homens gostam dos cabelos compridos e alguns meninos também, como o Miguel e o Tiago."

"Só as meninas é que usam biquíni".

"As mulheres têm maminhas grandes porque precisam de dar leitinho aos bebés. Os homens têm maminhas pequenas."

"Os homens têm barba e bigodes e as mulheres não. Mas às vezes têm, porque a minha avó pica-me quando me dá beijos."

"Os meninos e os homens podem fazer xixi de duas maneiras, em pé ou sentados e as meninas têm que fazer sentadas, porque pode acontecer como à Carolina, que fez em pé e molhou as calças e os sapatos."

"Os meninos quando crescerem vão ser homens e pais e as meninas vão ser mulheres e mães."

 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Atividades do domínio da matemática - geometria - descobrir formas circulares e representá - las através da expressão plástica. Atividade transversal à sensibilização às ARTES.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

AINDA OS CASTELOS...

 

 
As crianças continuaram a manifestar interesse em aprofundar assuntos relacionados com os castelos e nada melhor do que ir visitar um castelo verdadeiro, o castelo das PORTAS DO SOL, para poderem satisfazer os seus interesses. As próprias crianças tiraram fotografias do que mais lhes despertava curiosidade.
 
 
Vista geral no interior do castelo.
Porta do Sol.


Estátua do rei Afonso Henriques.
Pormenor de seteira.


Fabulosa vista sobre o rio Tejo e lezíria.
Alguns encarregados de educação enviaram imagens de castelos que tinham visitado com os filhos. Este é o castelo de Alcanede, visitado pela Matilde.
 
 
 
Algumas tarefas foram propostas às crianças, como por exemplo esta do domínio da matemática, em que tinham que desenhar o castelo representado em cima, contando os pontinhos para ficar idêntico. A tarefa revelou-se um pouco complicada para algumas crianças, apesar de ter sido pedido apenas aos finalistas.

Escrever os nomes, como no tempo em que não havia canetas, foi uma atividade muito apreciada pela surpresa dos resultados: " Parece mesmo uma caneta a escrever!"

Trabalhamos ainda a consciência fonológica através de alguns exercícios, tais como a aprendizagem de lengalengas : "O RATO ROEU" e "REI CAPITÃO"  ...

 
...a contagem silábica de palavras relacionadas com o tema e ainda, recordar algumas palavras que rimam com CASTELO, copiando - as e realçando a terminação.
 
HÁ UMA COISA MUITO IMPORTANTE QUE AINDA NÃO TIVEMOS OPORTUNIDADE DE FAZER, QUE É UM TRONO, VAMOS CONSEGUIR COM TODA A CERTEZA, E UMA CABELEIRA COMO USAVAM OS REIS. DAREMOS NOTÍCIAS!