Este blog pretende ser uma partilha de saberes onde crianças, educadoras e alunas estagiárias poderão publicar atividades, experiências ou vivências interessantes. Porquê o nome brincar? Porque brincar é inato na criança. Quando brinca, aprende a relacionar-se, a tolerar e a compreender os outros, a vivenciar situações que lhe despertam diversas sensações e a levam a novas aprendizagens.
Iniciamos a elaboração das cobras utilizando barro e tintas.
Ficaram muito coloridas.
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
O LANCHE DO SR. VERDE
Javier Sáez Castán
E porque continuamos a desenvolver o projeto do Planeta "Esquisito", com habitantes saídos da nossa imaginação, com muitas cores, ouvimos uma história, também ela com personagens multicoloridos- " O lanche do sr. Verde de Javier Castán.
A partir deste livro, que nos remete para o universo do pintor René Magritte, exploramos as cores, os elementos que se destacaram ao nosso olhar (chapéus, chaves, guarda-chuvas...) e foi-nos apresentado o sr. Magritte.
Mas quem é este sr. Magritte? Ficamos a saber que era um artista belga e que pintava coisas muito interessantes.
Reparamos que nos seus quadros se repetia um sr. de chapéu, tal e qual como os srs da história.
Num jogo dramático, vestimo-nos como o artista e também nos imaginamos estar "dentro de um quadro". Da nossa imaginação foram surgindo muitas aventuras.
Temos andado a conhecer o pintor klimt. Observamos muitos dos seus quadros e gostamos muito da sua pintura "Árvore da vida", por ter muitas espirais nos ramos.
Na sala pensamos criar uma árvore com inspiração na do Klimt, com ramos secos de uma árvore verdadeira e com limpa - cachimbos. Ficou assim...
Pintamos árvores individualmente recriando a Árvore da vida, utilizando tons de tinta dourada, como vimos nos quadros de Klimt, e gostamos muito de descobrir esta nova cor.