Olá visitante

sábado, 1 de novembro de 2014

Olá!...

Olá, olá!... As atividades letivas já começaram no mês de setembro, mas temos andado muito atarefados. O novo ano trouxe novos amigos que ajudamos a integrar. Finalmente já não temos choros e todas as crianças revelam interesse pelo jardim de infância.

Este ano o blogue vai integrar atividades das duas salas do JI Choupal.

O que temos andado a fazer?

Exploramos a sala de atividades, e todos os espaços do JI. Fizemos jogos que ajudaram a estabelecer laços entre todos. Iniciamos muitas atividades divertidas em todos os domínios - expressão plástica, expressão dramática, expressão musical, expressão física e motora, expressão oral e abordagem à escrita, matemática, conhecimento do mundo e formação pessoal e social. Aprendemos a organizar os materiais. Conversamos sobre o que se pode e o que não se pode fazer, surgindo algumas regras que se têm que cumprir.  Elaboramos mapas e calendários, fizemos festas e comemorações, e,... tantas, tantas outras atividades que foram surgindo.

Exploramos também o espaço que envolve o JI e até fizemos um piquenique no parque de merendas.

Vamos partilhar algumas atividades. 
Descobrimos que as árvores estão a deixar cair as folhas e aprendemos que são as de folha caduca. Também aprendemos que as que têm sempre folhas são as de folha perene. Fizemos alguns trabalhos com elas.

 

Criamos bonecos com folhas.

Cortamos folhas secas aos pedacinhos e decoramos a palavra outono.






Os choupos do Choupal - Video Maker
FOMOS OBSERVAR OS CHOUPOS QUE DÃO NOME AO NOSSO JARDIM DE INFÂNCIA.
Os choupos são árvores altas com folhas verdes, persistentes. Trouxemos algumas para fazermos trabalhos. As folhas têm a forma do símbolo das espadas, das cartas de jogar. 



As árvores
Fomos dar um passeio até ao Gimnodesportivo e descobrimos muitas árvores. Umas estavam sem folhas, sabemos que são árvores que têm folha caduca e outras estavam cheias de folhas, são as árvores de folha perene.
Descobrimos também muitos choupos, que são umas árvores muito altas, com ramos para cima e compridos. Como há muitas, a zona onde está o nosso Jardim chama-se Choupal.
Conhecemos o nome de outras árvores:
Laranjeira; Bananeira; Uveira, ops…videira; Azeitoneira, ops…oliveira; Pereira; Pessegueiro;
Maçanzeira ou macieira; Castanheiro; Pinheiro
Depois, temos as árvores que saíram da nossa imaginação e foram criadas com materiais muito divertidos.
  



Sem comentários:

Enviar um comentário